Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Má digestão-uma queixa comum
De acordo com um estudo publicado na edição de novembro de 2008 da revista Gut, na maioria dos pacientes com dispepsia funcional(má digestão), a ingestão de carne agrava a epigastralgia(dor no estomago), plenitude, distensão e outros sintomas relacionados com esta doença.Tal como explicou o autor principal, Dr. J. Tack da University Hospital Gasthuisberg, em Leuven, na Bélgica, e seus colaboradores, a dispepsia funcional é caracterizada por sintomas crônicos e recorrentes envolvendo o tubo digestivo superior, sem a presença de nenhuma alteração orgânica. Já é sabido que um grupo de pacientes com esta doença relata a ocorrência desses sintomas relacionando-os com a ingestão de carne.
O objetivo deste estudo, que avaliou 218 pacientes, era estabelecer a prevalência dos sintomas relacionados com a ingestão de carne e examinar a relação temporal entre o consumo e a ocorrência de sintomas específicos, tais como epigastralgia, plenitude, distensão, náusea, pirose(azia) e eructação.De acordo com o relato, os pacientes respondiam a um questionário sobre sua sintomatologia e lhes era solicitado que quantificassem seus vários sintomas enquanto aguardavam a realização de um teste respiratório de esvaziamento gástrico.A intensidade de todos os sintomas avaliados aumentava 15 minutos após a ingestão de carne e permanecia elevada pelas próximas 4 horas. Com relação ao pico de gravidade, a plenitude e a distensão ocorriam mais precocemente, seguidas pela náusea e eructação e depois pela pirose e dor.Ao todo, 79% dos pacientes relataram que uma refeição com carne agravava seus sintomas. Nestes pacientes, a sensação de plenitude após a refeição era o pior sintoma, enquanto que entre os pacientes que não apresentavam piora relacionada com a ingestão de carnes, a epigastralgia era o sintoma mais grave.
Os autores observaram que a hipersensibilidade gástrica era mais freqüente nos pacientes com sintomatologia relacionada com a ingestão de carne do que nos demais: 27,5% versus 7,7%.
Segundo a equipe do Dr. Tack, estes achados “demonstram de maneira convincente que os sintomas são relacionados com a ingestão de carne na grande maioria dos pacientes com dispepsia funcional. A maior diferença entre os que relatam piora com a ingestão de carne e os demais é o tipo do sintoma apresentado, que apresenta maior intensidade”.

 
Home