Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Cancer de mama e ingestão de gordura
Dois recentes estudos afirmam que alimentação rica em gordura animal, seja carne vermelha ou produtos derivados do leite,aumenta os riscos de cancer de mama.
Um dos estudos, realizado com mulheres em fase pré-menopausica, concluiu que as mulheres que usavam altas quantidades de gordura animal possuíam um terço a mais de chance para desenvolverem cancer de mama, comparadas com as que ingeriam pequenas quantidades de gordura.
Apesar dos achados, cientistas apresentaram uma dúvida em relação a essa hipótese. Se for verdade, por que não ocorre o mesmo com ingestão de gordura vegetal? Passaram a suspeitar da carne vermelha devido à grande quantidade de hormonios no leite da vaca e, isto sim, poderia ser o grande fator causal.
Um segundo estudo trouxe hipóteses mais contraditórias ainda pois se refere a êrros nos dados que foram coletados e interpretados nos últimos anos.Por exemplo, um minucioso questionário sobre hábitos alimentares foi fornecido às participantes da pesquisa e descobriu-se, realmente, uma forte relação entre cancer de mama e gordura saturada mas, em nenhum momento se sabia a quantidade desses alimentos que eram consumidos pelas pacientes. Estes dados passam a demonstrar a importancia da dieta alimentar em nossa saude e provavelmente isso tem um papel mais importante do que a Ciência pudesse supor. Provavelmente se tenha chegado à conclusão que nosso medicamento mais saudavel é a alimentação correta.
Isto foi publicado no Journal of the National Cancer Institute (2.003;95:1079-85) e no The Lancet (2.003;362:212).
Que fique o alerta de que o fornecimento da matéria-prima adequada para nosso organismo, e isso provém da alimentação com seus nutrientes, é suficiente para nos ajudar a combater sérias doenças, aumentando nossa capacidade de nos defender contra agressões de todo tipo.
 
Home