Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Fisioterapia e climatério
Assim como a adolescência é uma fase de transição da infância para a idade adulta, o climatério também é uma fase de transição da fase adulta para a selenidade e se inicia entre 45 e 50 anos de idade. É nessa fase que os ovários da mulher começam a diminuir sua produção hormonal, até pararem totalmente. Nesse momento a mulher tem a famosa menopausa, que nada mais é que a última menstruação.
Durante o climatério a mulher passa por diversos eventos causados pela diminuição do hormônio feminino, o estrogênio. A diminuição desse hormônio pode causar diversos efeitos, e deve haver um acompanhamento médico para que tudo seja bem controlado. Os efeitos mais comuns são os eventos vasomotores, que são as famosas ondas de calor, além da osteoporose, aumento do colesterol ruim (LDL), aumento dos índices de infarto agudo do miocárdio, incontinência urinária, alteração sexual, entre outros. Todos esses efeitos citados, se bem acompanhados, não causarão mal a saúde.
A fisioterapia pode ajudar a mulher a passar por essa fase de maneira mais saudável, atuando tanto em prevenção quanto em tratamento. A atividade física é importante para prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, alivia um pouco os eventos vasomotores, além de ser uma ótima fonte de prazer, pois libera hormônios que causam bem estar e melhoram inclusive a qualidade do sono. A fisioterapia também pode atuar no tratamento da incontinência urinária e disfunções sexuais. Muitas mulheres acreditam ser comum a perda de urina com o avançar da idade, e não vêem mais o seu corpo como forma de prazer em sua vida sexual. Isso é um grande engano. Perder urina não é normal, e existem diversos tratamentos. A atividade sexual pode e acompanhar a mulher em toda sua vida, se há presença de dor ou incomodo, também pode ser tratada. A fisioterapia na fase do climatério é uma fonte de promover saúde, mas principalmente qualidade de vida.
Quem se ama, se cuida! Consulte seu médico sobre esse assunto, e fale com um fisioterapeuta!

Fonte:Christine Plöger(fisioterapeuta)
Crefito 3/ 75018 - F
 
Home