Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Estilo de vida e longevidade
Os efeitos positivos de um estilo de vida saudável na expectativa de vida foram oficialmente quantificados por pesquisadores suíços e publicados no periódico "Preventive Medicine". Eles concluíram que levar uma vida saudável pode acrescentar até dez anos de vida.

Os médicos na Universidade de Zurique usaram dados da Coorte Nacional Suíça (Swiss National Cohort, SNC), correlacionando dados sobre o consumo de tabaco, consumo de frutas, atividades físicas e consumo de álcool de 16.721 participantes com idades entre 16 e 90 anos desde 1977 a 1993, com as respectivas mortes até 2008.

"O efeito de cada fator individual na expectativa de vida é relativamente alto," disse a autora principal, Eva Martin-Diener. Porém, o tabagismo parece ser o mais nocivo. Em comparação com um grupo de não fumantes, os fumantes têm um risco 57 por cento mais alto de morrer prematuramente. O impacto de uma alimentação não saudável, exercícios físicos insuficientes e abuso de álcool resultam em um elevado risco de mortalidade de cerca de 15 por cento para cada fator. "Ficamos muito surpresos com o risco 2,5 vezes mais alto quando todos os quatro fatores são combinados", explicou o pesquisador líder, Brian Martin. Um estilo de vida saudável, por outro lado, pode fazer uma pessoa rejuvenescer 10 anos.

De acordo com Martin, um estilo de vida pouco saudável tem, acima de tudo, um impacto duradouro. Enquanto o elevado consumo de vinho, cigarros e alimentação não saudável e falta de atividade física mal produziu efeito sobre a mortalidade entre pessoas de 45 a 55 anos de idade, eles produziram um efeito visível entre as de 65 e 75 anos de idade.
 
Home