Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Efeitos das estatinas
Estatinas, as drogas tidas como milagrosas na proteção de milhões e milhões de pessoas contra ataques cardíacos e derrame,podem ter um importante lado obscuro.
Os sinais de alerta são dores generalizadas no corpo, dores localizadas nos músculos das pernas, fraqueza, fadiga, dificuldades para caminhar ou sair da cama, depressão, irritabilidade, lesões hepáticas e até alguns tipos de câncer.
As mais freqüentes manifestações dos efeitos colaterais das estatinas se devem a lesões de músculos e nervos. Em um pequeno estudo, pesquisadores concluíram que existe uma ligação importante entre as estatinas e severo dano muscular. Por isso, os médicos são orientados a solicitar um exame de sangue-a dosagem da creatinoquinase- para avaliar comprometimento muscular.Os pesquisadores acreditam que 1 em 10 pessoas que tomam estatinas apresentam comprometimento muscular, como contra-efeito da medicação.Essas pessoas costumam se queixar de cansaço e dificuldade de se levantar da cadeira.
Um estudo dinamarquês evidenciou que o uso prolongado de estatina leva até a 14 vezes mais riscos de neuropatia periférica , lesões dos nervos que provocam fadiga extrema, dores e problemas ao caminhar.
As estatinas costumam esgotar as reservas celulares de coenzima Q10, um antioxidante natural que ajuda as células do corpo a produzirem energia. Lembre a seu médico que existe necessidade de suplementar esse importante elemento a fim de diminuir as possibilidades e efeitos colaterais importantes com o uso das estatinas.


 
Home