Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Bons e maus medicamentos
Indústrias farmacêuticas preocupam-se bastante em lançar medicamentos que, apesar de efeitos colaterais sérios, continuarão a produzir lucros constantes.Por exemplo, apesar dos conhecidos efeitos colaterais,a talidomida ainda permanece no mercado,mesmo em países bem desenvolvidos.
O que se pode falar sobre o uso abusivo dos antinflamatórios, especialmente o nimesulide (comercialmente conhecido como NISULIDE)? Esse medicamento está ligado a sérias lesões do fígado e sua licença foi proibida nos Estados Unidos,Europa,Canadá e Austrália.Na Índia, ele é usado em larga escala sem qualquer tipo de restrição,desde 1994.Nesse país,não é usado apenas como antinflamatório nos casos de doenças articulares,conforme sua maior indicação mas,como analgésico comum e anti-térmico.
Este exemplo serve para demonstrar o descaso com a vida humana desde que não existam leis restritivas,como nesse caso específico da India. Quantos habitantes daquele país já não terão sido prejudicados por esse medicamento?Ninguém parece saber ou mesmo se preocupar com isso.De qualquer forma, TUDO BEM.(baseado em artigo do British Medical Journal,2003).
 
Home