Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Antioxidantes para a saude dos olhos
Evidência científica comprova os benefícios da luteína e zeaxantina para a saúde dos olhos

A luteína e a zeaxantina são os dois únicos carotenóides encontrados na mácula lútea, região central da retina, onde a acuidade visual é aguçada. Estes carotenóides são encontrados em alimentos como: frutas e legumes amarelo-alaranjados, vegetais verde-escuros e na gema do ovo.

Um estudo, coordenado por pesquisadores do Departamento de Oftalmologia da Harvard Medical School e do Medical College da Geórgia, demonstrou o papel crucial da luteína e da zeaxantina na manutenção da distribuição celular do epitélio pigmentário da retina (RPE), responsável pelo bom funcionamento das células fotorreceptoras (cones e bastonetes). O descompasso no funcionamento deste complexo pode levar à degeneração das células e, conseqüentemente, à redução da acuidade visual.

Os pesquisadores investigaram uma colônia de chimpanzés criada à base de uma dieta isenta de carotenóides. Este histórico alimentar levou à ausência destas substâncias na retina e conseqüente distribuição celular anormal do RPE. Quando os chimpanzés foram suplementados com luteína e zeaxantina, a concentração plasmática e a densidade da pigmentação macular aumentaram rapidamente. E o mais importante, a distribuição celular anormal do RPE foi parcialmente normalizada.

Estudos anteriores já haviam comprovado que o aumento da ingestão de luteína e zeaxantina estava associado à redução do risco de degeneração macular e catarata, duas das maiores causas de cegueira, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas no mundo.
Saúde dos Olhos
Catarata
Fumo, diabetes, exposição excessiva aos raios solares UV e poluição.
Vitaminas antioxidantes C e E; Carotenóides luteína e zeaxantina.
Frutas cítricas, brócolis, espinafre, gema de ovo.

Degeneração Macular Relacionada à Idade
Fumo, histórico familiar, exposição excessiva aos raios solares e doenças cardiovasculares.
Carotenóides luteína e zeaxantina.
Brócolis, espinafre, gema de ovo.

Cegueira Noturna
Deficiência de vitamina A
Vitamina A e betacaroteno (pró-vitamina A)
Cenoura, gema de ovo, espinafre, mamão, melão.


Fonte: DSM Nutritional Products, 2005.


De acordo com a Dra. Maria Fernanda Llanos, Nutricionista, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e Coordenadora de Análise de Mercado América Latina da DSM Nutritional Products, “uma dieta rica em nutrientes antioxidantes como as Vitaminas A, C e E, além dos carotenóides luteína e zeaxantina, pode auxiliar no combate às doenças oculares. Entre os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para a saúde dos olhos estão: frutas cítricas, brócolis, espinafre, gema de ovo, cenoura, mamãe e melão”. Ela ressalta ainda, que “segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 200 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento correm o risco de desenvolverem cegueira noturna devido à carência de vitamina A”.

A dra. Valéria Rangel, nutricionista da USP, complementa: “para quem não costuma ingerir comidas com tais nutrientes, uma alternativa são os alimentos fortificados que possuem grandes quantidades de antioxidantes e carotenóides. Para manter a saúde dos olhos é preciso também estar atento a diversos fatores de risco, como: fumo, diabetes, exposição excessiva aos raios solares UV, poluição e histórico familiar”.

Degeneração Macular - Dados recentes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia estimam que, aproximadamente, 2,9 milhões de brasileiros, com mais de 65 anos de idade, apresentem casos de degeneração macular. Com o aumento da expectativa de vida, é natural que este número se eleve, daí a importância desses micronutrientes à saúde humana

 
Home